Agora na
ulbra tv

Matéria de Capa

Próxima atração

Roda Viva

Notícias

Notícias

Conheça a ilha onde as moedas são maiores que as pessoas


Provavelmente não exista um país no mundo onde a possibilidade de inflação é tão assustadora

Existe um lugar em as pessoas nem fazem muita questão de carregar o dinheiro, mas não se trata nem de um monastério e nem de ambientes com pessoas que preferem cartões. Estamos falando da pequena ilha de Yap, na Micronésia, no oceano Pacífico. Lá o dinheiro é de pedra, mais precisamente o calcário, e chega a ser maior do que um homem adulto. Ao todo são milhares de discos gigantes espalhados pelo território.

Como não existe registro de propriedade, os yapes utilizam a história oral da moeda. Os anciãos passam adiante as histórias de cada peça que acaba virando parte de um grande memorial. Essa tradição é, inclusive, parte da valorização do dinheiro. Como ele não tem um conceito ocidental pré-determinado de câmbio, ele vale mais ou menos de acordo com o tamanho (algumas chegam a mias de 3,5 metros) e com a dificuldade que cada família teve para conquistar.

As pedras circulam há vários séculos na ilha e podem ter vários valores. Existem histórias de quem comprou casa com uma pedra. Os yapes sabem exatamente de quem é cada pedra, não importa onde ela esteja localizada, mas também existem bancos para “guardar”, o entre aspas é por que elas ficam guardadas a céu aberto, o dinheiro. Não há necessidade econômica da confecção de novas moedas, mas elas continuam sendo produzidas para que o conhecimento das gerações passadas não se perca.

Crédito da foto: Robert Michael Poole

Voltar para lista de notícias
EMISSORA
AFILIADA

publicidade

Newsletter Ulbra TV

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e promoções em primeira mão.

publicidade