Agora na

Cadeira Cativa

Próxima atração

Tá Certo?

Notícias

Último estudo de Stephen Hawking indica que o universo é finito

Artigo foi publicado esta semana pelo Journal of High-Energy Physics e revê estudos sobre Big Bang

Stephen Hawking segue surpreendendo, mesmo após a morte. Nessa semana o Journal of High-Energy Physics publicou o último artigo escrito pelo maior físico do século XXI. O texto sobre a origem do universo, produzido em parceria com o professor Thomas Hertog, da Universidade KU Leuven, entende que o universo é finito e menos complexo do que preveem os estudos atuais sobre o Big Bang.

As teorias mais modernas entendem que o universo foi criado por uma breve explosão e, em uma fração de segundo após esse Big Bang, houve a rápida expansão do cosmos e que exstem regiões do espaço que nunca param de crescer.

"A teoria usual da inflação eterna prediz que nosso universo é como um fractal infinito [objeto geométrico cuja estrutura básica, fragmentada ou aparentemente irregular, se repete em diferentes escalas] com um mosaico de diferentes universos separados por oceanos que crescem", disse Hawking em uma entrevista no ano passado. "As leis da física e da química podem ser diferentes entre um universo e outro que, juntos, formam um multiverso, mas eu nunca fui um defensor do multiverso, se a escala dos diferentes universos no multiverso é grande ou infinita", acrescentou.

Crédito da foto: Divulgação

Voltar para lista de notícias
EMISSORA
AFILIADA

Newsletter Ulbra TV

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e promoções em primeira mão.