Agora na
ulbra tv

Matéria de Capa

Próxima atração

Roda Viva

Notícias

Novo currículo do curso de Jornalismo oferece estágio em diversas áreas


A nova grade curricular do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas oferece uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem o dia a dia da profissão durante a formação. A prática é possível através dos estágios curriculares, realizados em alguns setores e veículos de comunicação presentes na Instituição.

 

A mudança na estrutura do currículo começou a ganhar forma em 2009, quando o Ministério da Educação criou uma comissão para debater um modelo de curso considerando as transformações que o mercado vinha sofrendo ao longo dos anos. Com os debates, a graduação deixou de fazer parte das habilitações da Comunicação Social e se tornou um bacharelado.

 

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo da Ulbra, Deivison Campos, para que isso fosse implementado, foi necessário estabelecer novas diretrizes curriculares. Após a aprovação dessas orientações, ficou estabelecida a obrigatoriedade do estágio curricular. Hoje, 200 horas do curso precisam ser destinadas aos estágios. "Como eram muitas horas, definiu-se por dividir em três momentos. O primeiro, na metade do curso, quando o aluno já possui algum tipo de conhecimento, e, na segunda metade, com mais dois estágios", completa Campos.

 

A carga horária é dividida em três experiências. A primeiro na Assessoria de Comunicação da Ulbra (ACS), e, no Núcleo de Produção Audiovisual (NPA), a segunda, na produção da Ulbra TV, e a terceira na Rádio Mix. "Decidimos oferecer aos alunos a possibilidade de passarem pela vivência de uma assessoria, de uma rádio e de uma TV para qualificar a formação", comenta o coordenador.

 

Para Rafael Pereira, 19 anos, aluno do 5º semestre de Jornalismo, as semanas de estágio na Ulbra TV foram proveitosas, pois conseguiu vivenciar a rotina de trabalho em uma emissora. "Conseguimos adquirir novos conhecimentos e colocar em prática muitas coisas que aprendemos dentro da sala de aula e não executamos tanto", relata.

 

Já Maressah Sampaio, coordenadora de Produção da Ulbra TV e egressa da Instituição, conta que há diversas atividades que podem ser realizadas pelos alunos no período de estágio e que essa experiência é fundamental para o futuro. "Acho que o importante desses estágios é que o aluno consegue trabalhar um pouco em cada área do Jornalismo e, com isso, ter uma noção geral da profissão", finaliza.

 

 

Karoline Milbradt 

Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas

 

Luiz Felipe Machado, Fernanda Alves e Caroline Musskopf 

Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas

 

 

Voltar para lista de notícias
EMISSORA
AFILIADA

publicidade

Newsletter Ulbra TV

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades e promoções em primeira mão.

publicidade