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F Pace: o Jaguar na forma SUV


Reportagem da Ulbra TV experimentou o modelo em um test drive da concessionária Top Car

A F Pace está estacionada na vaga, exibindo o tonm Azul Loire, escuro. É noite. As rodas escuras da versão R Sport ressaltam o visual agressivo, que me intimida só de estar próximo a ela. Abro porta e me acomodo no banco. Levo a mão aos comandos do assento. Projeto o banco de couro para frente e para cima. O encosto um pouco para trás. Todos os ajustes são elétricos. Em seguida, aperto botão que dá partida. A chave presencial está no bolso do consultor que me acompanha. O painel de TFT me dá as boas vindas já no modo dinâmico de condução. O costume me faz levar as mãos na alavanca do pisca, para ligar as luzes, a final são 21h.   

- Já estão no modo automático - diz o meu caroneiro.  

A mão direita vai ao seletor giratório do câmbio e posiciono em Drive. Saio da concessionária Top Car de Porto Alegre e acesso a avenida Ceará, em direção ao viaduto José Eduardo Utzig. O pé direito toca de leve o acelerador e logo a F Pace já está a 50 km/h, no limite da via. Em nenhum momento a troca de marcha é percebida. Apenas eu sei que ela avança algumas das suas oito marchas da transmissão ZF porque o ponteiro do contagiros digital baixa na escala.   

Viro à direita pela lateral do viaduto e mais adiante mais uma conversão à direita, na avenida Cairu. O pé direito afunda um pouco mais no acelerador e em seguida o ponteiro do velocímetro sobe. Só que a velocidade aumenta de uma forma diferente em relação a um carro esportivo. A gente só percebe que estada andando rápido porque vê os dígitos projetados no pára-brisa. A F Pace R Sport é veloz, mas com uma pegada suave. Mesmo no modo dinâmico ela não vai te jogar contra o encosto do banco. Vai te fazer andar rápido, mas com uma suavidade impressionante. Te deixa claro que é um SUV e não um esportivo. Um SUV de tração integral sim, mas que quando não necessida de mais aderência, privilegia a tração traseira, tal como um Jaguar deve ser.     

Por fora  

O teste drive foi realizado pelo grupo Top Car, que representa as marcas Audi, Land Rover e Jaguar em Porto Alegre. Dentro do showroom, dá pra olhar com calma as linhas externas. A frente tem a grade central grande, característica dos Jaguar atuais. A lateral tem linhas fluídas, que acompanham o capô. Atrás, a tampa do porta-malas é inclinada, mas o aerofólio garante o aspecto esportivo.     

Por dentro  

O painel tem linhas relativamente sóbrias. Nada da sobreposição de materiais e traços ondulados que estão nos Mercedes. A direção de três raios tem comandos do carro e no centro do painel estão controles digitais do ar condicionado digital. O sistema de mídia é completo e basta olhar pra cima pra curtir o teto solar e se perguntar por que mais carros não são assim. Mas só o da versão R Sport abre. Na versão Prestige, o vidro é fixo.   


De baixo do capô  

O motor da F Pace R Sport é o novo Engine, da Jaguar, 2.0 turbo de 250 cavalos. Ele já está no conceito de motores menores. Sim, porque os "Jaguares" mais antigos usavam propulsores 4.0, 6.0 V12. O Engine é todo feito em alumínio, assim como a suspensão dianteira, que deixa o carro mais leve, sem prejuízo na resistência. Para ir de zero a 100km/h, bastam 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 217km/h.  


O diferencial da R Sport  

A versão mais apimentada da F Pace se diferencia da prestige pelas rodas aro 19, escuras, os faróis full led e o aspecto mais esportivo. Por dentro, estão bancos perfurados, outras opões de cores do revestimento em couro, o sistema de som Meridion e a possibilidade do painel em TFT, configurável conforme o modo do carro: dinâmico, que dá posição central para o conta-giros e tom vermelho e o do uso normal, que passa o velocímetro para o centro e usa tom azul e cinza. A F Pace ainda pode ser equipada com uma pulseira a prova d’água, que desativa a chave no interior do carro. A pulseira pode ser usada quando o dono vai pedalar ou praticar esportes e não tem onde deixar a chave.   A F Pace chega custando R$ 299 mil na versão Prestige e R$ 353 mil na R Sport. A aposta para conseguir mercado está no preço das revisões: três mil reais pelas cinco primeiras, um valor acessível para quem está a bordo de um SUV Jaguar.

 

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